Um dos desafios atuais das empresas é a aquisição de novos clientes. A concorrência acirrada, impulsionada em parte pela digitalização, fez com que os custos de publicidade aumentassem substancialmente. Portanto, as empresas devem procurar maneiras de manter o custo de aquisição de clientes (CAC).

CAC é uma métrica que mostra quanto uma empresa deve investir para conquistar um novo cliente. Vários fatores são considerados para o seu cálculo, por exemplo, os salários da equipe de trabalho, o valor gasto em campanhas de marketing e estratégias de mídias sociais, custos com publicidade, entre outros.

Por que é importante determinar o CAC?

Determinar o custo de aquisição de clientes é importante para sua empresa porque reflete o desempenho bem-sucedido de suas campanhas de marketing e vendas. Além disso, como qualquer outra métrica, é uma alavanca que pode ajudar o seu negócio a atingir os seus objetivos e até mesmo a ser mais competitivo.

Para deixar muito mais clara a sua importância, dizemos quais são os 3 principais motivos para considerar este indicador.

  1. Simplifique a tomada de decisões
  2. Otimize as atividades de marketing e vendas para focar no valor da vida do cliente (LTV).
  3. Determine e otimize o período de recuperação.

Depois de saber quanto custa adquirir um cliente, você pode traçar estratégias para reduzir esses custos e/ou aumentar o retorno do investimento (ROI).

Como calcular o CAC?

Calcular o custo de aquisição de clientes para o seu negócio é um processo simples que se consegue através da aplicação de uma fórmula simples. Consiste na soma de todos os custos de marketing e vendas de um determinado período e depois dividir o resultado pela quantidade de clientes adquiridos no mesmo período.

Os tipos de custos que podem ser incluídos neste cálculo são:

➤ Despesas com publicidade.

➤ Salários dos funcionários.

➤ Custos criativos e técnicos.

➤ Custos de produção e publicação.

➤ Manutenção de estoque.

Agora, para calcular o CAC, digamos que sua empresa gastou R$ 5.000 em vendas e R$ 1.000 em marketing para atrair 1.000 novos clientes. Então o CAC seria:

CAC = (US$ 5.000 + US$ 1.000) ÷ 1.000

= $ 6.000 ÷ $ 1.000 = $ 60

Relação entre valor de vida do cliente (CLV) e CAC

Agora, você deve saber que o CAC por si só não oferece muitas informações para a tomada de decisões que melhorem a rentabilidade da empresa. Esta métrica deve ser analisada em conjunto com o valor da vida do cliente (valor de vida do cliente – LTV). Lembre-se que este é o indicador que mostra a expectativa de receita que um cliente irá gerar ao longo de seu relacionamento com uma empresa.

As empresas usam a relação LTV/CAC (LTV:CAC) para obter uma visão melhor de quanto valem os clientes em comparação com o que a empresa gasta para alcançá-los.

Por exemplo, um CAC de US$ 180 pode parecer alto se você não levar em consideração o LTV. Se uma empresa adquirisse 2.500 clientes em um ano com esse custo, o investimento total seria de US$ 450.000. Porém, se calculando o LTV se souber que cada cliente vai gastar $ 10.840, a empresa obterá $ 10.660 por novo cliente, ou seja, 60 vezes mais do que gastou para adquiri-los. Nessa perspectiva, seu CAC é relativamente baixo.

O segredo é encontrar o equilíbrio certo entre CAC e LTV para que a empresa garanta que está aproveitando ao máximo seu investimento financeiro. Idealmente, esta proporção deve ser de 3:1. Ou seja, o valor da vida útil do cliente é três vezes o custo de adquiri-lo.

Ações para melhorar o custo de aquisição de clientes

Melhorar o custo de aquisição de clientes significa reduzir esse número. A ideia é gastar o mínimo possível na aquisição de compradores, pois isso resultará em maior rentabilidade. Para fazer isso, existem várias estratégias de marketing que você pode adotar. Portanto, recomendamos:

Priorize o Marketing de entrada

Também conhecido como marketing de atração, é uma metodologia que consiste em atrair clientes por meio de informações de seu interesse. Ao contrário do marketing tradicional, esta técnica não envolve publicidade intrusiva, mas procura atrair clientes.

Portanto, por não funcionar com mídia paga, os custos são reduzidos. O foco é SEO, para que o público seja conquistado de forma orgânica.

Foco no marketing de conteúdo

Ações para melhorar o custo de aquisição de clientesO marketing de conteúdo é a estratégia chave para implementar o Inbmarketing externo. A principal ferramenta desta técnica são os blogs, pois neles você pode publicar conteúdos que ajudem seus potenciais clientes a solucionar seus problemas, dúvidas ou necessidades.

Conteúdo valioso ajuda a criar um melhor relacionamento entre o cliente e a empresa. Pode educá-los e gerar confiança, dois aspectos fundamentais para conquistá-los e retê-los.

Aproveite a automação de marketing

As plataformas de automação de marketing ajudam as equipes de marketing e vendas a otimizar seus processos.

Ao deixar tarefas manuais e demoradas nas mãos do software, você economiza tempo, esforço, recursos e reduz a possibilidade de erros. Entre as ferramentas mais utilizadas estão CRMs e plataformas de email marketing.

Ao reduzir os custos de aquisição de clientes, sua empresa pode economizar tempo e dinheiro para investir em outras pessoas.Aproveite a automação de marketing para CAC aspectos do negócio. Portanto, se parece que você está gastando mais do que ganha, é preciso rever o CAC e sua relação com o LTV.

Se você tem dúvidas sobre como otimizar o custo de aquisição de clientes ou não sabe como implementar essas ações, o ideal é contar com especialistas em marketing. Na Lemon Digital ajudamos você a melhorar esses indicadores para aumentar a rentabilidade da sua empresa. Contate-nos!